Mapa Conceitual

 

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EPISTEMOLOGIA E AXIOLOGIA

 
 

Descartes

Antropologia Filosófica

Antropologia origina-se do grego anthropos (homem) e logos (teoria, ciência) que significa todas as teorias que investigam o ser humano. Existem várias teorias, citamos abaixo as mais importantes que se dividem em Antropologia Cientifica e Antropologia Filosófica.

Antropologia Científica estuda a evolução do ser humano e sua visão física ou cultural, como por exemplo, suas relações familiares, suas culturas, seus costumes, suas tradições e suas linguagens etc.

Antropologia Filosófica investiga a estrutura principal do homem sobre si, de suas habilidades e ações que orientam a sua vida respondendo à questão: O que é o ser humano?

Dentro desta ciência temos: Concepção Essencialista ou Metafísica que busca a essência que caracteriza cada coisa; Concepção Naturalista formada com a revolução cientifica do século XVII, que procurava compreender o que é o ser humano e conforme Descartes o ser humano é formado por uma substância pensante, de natureza espiritual, substancia extensa, de natureza material, o corpo; Concepção Histórico-Social estuda o ser humano, o indivíduo de diferentes maneiras e a sociedade.

    

Para melhor visualização acesse: Mapa Conceitual Antropologia 1.pdf (64,4 kB)

 

                                                                                                                                          

Epistemologia

É o estudo científico da teoria do conhecimento e da crença, onde investiga as relações entre o sujeito e o objeto, ou seja, como o conhecimento é aprendido e como fazer para transmiti-los e se realmente foram aprendidos. Essa teoria também é chamada gnosiologia (do grego gnose “conhecimento”) e epistemologia (do grego episteme ciência).

Na teoria do conhecimento questionam-se como surgem nossas ideias? Deste questionamento surgiram duas tendências: O Racionalismo e o Empirismo.

Racionalismo, Descartes conclui que as ideias já se encontram no espirito humano, vem da razão.

Empirismo palavra originada do termo grego empeiría, que significa “experiência. Para Locke o conhecimento vem de experiências, começa de experiência sensível, e para isso surgiram duas fontes para nossas ideias: a sensação (efetuada na mente por sentidos) e a reflexão (criada quando ocorre na alma). Ideias que vem com nossa experiência de vida, vivida no dia a dia.

Com essas tendências, no final século XIX e começo do século XX surgiu o naturalismo que adicionou o método experimental e da matematização nas ciências como a sociologia, a psicologia e a economia.

As questões epistemológicas ajudaram a Piaget a concluir que o desenvolvimento da inteligência ocorre através de assimilação e acomodação, que a realidade externa é interpretada  por algo que já existe dentro do individuo.

Nesta época surgem também as tendências interacionistas e construtivistas que foram inspiradas em Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Gramsci, Wallon entre outros.

A abordagem interacionista significa que o conhecimento é concebido entre o sujeito e o objeto.

             

Para melhor visualização acesse: Mapa Conceitual Epistemologia 1.pdf (58,2 kB)

 

 

                                                                                    Aristóteles

Axiologia

Em grego axia significa “preço”, valor de algo, é a ciência que estuda a teoria dos valores, ou seja, valores morais, políticos, estéticos, religiosos e outros.

Moral: é um conjunto de regras de conduta que o ser humano tem para organizar os valores do bem ou do mal comportamento através da sociedade.

Valores Moral: Na educação moral destaca-se a importância da educação, pois o individuo não nasce moral e sim através do tempo ele torna-se moral, ou seja necessita da aprendizagem dentro da sociedade. Educação Moral necessita de autonomia da personalidade e acatamento das regularidades sociais.

Valores Políticos; Conjunto de direito e deveres dos cidadãos, onde um indivíduo interfere nas ações ou atividades de outros indivíduos.

Educação e Cidadania; Cidadania é objeto de aprendizagem, onde ninguém pode permanecer apolítico, indiferente à política, pois ficando neutro poderá ser manipulado.

Valores Estéticos: é o conhecimento dos sentidos, ou seja entender e compreender, percepção totalizante. A arte é uma forma de conhecimento que organiza o mundo por meio do sentimento, da intuição e da imaginação (Emoção e Sentimento).

A emoção provoca uma forma psicológica que envolve profunda agitação efetiva. Por outro lado, o sentimento é uma reação cognitiva, de reconhecimento de certas estruturas do mundo e que o sentimento incentiva a emoção.

Atividade Estética na Educação: Permite ao ser humano o desenvolvimento de sua sensibilidade como o conhecimento, que acata o imprevisível, a alegria, o humor, a invenção. A educação estética visa em formar o individuo ativo, uma pessoa sensível e criativa.

Para melhor visualização acesse: Mapa Conceitual Axiologia 1.pdf (58 kB)

 

Referências Bibliográficas

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação. 3ªedição, São Paulo: Moderna, 2013. PLT 285